Projeto REMAT

Gamificação da Matemática.

Colmatar as lacunas e dificuldades nos conhecimentos básicos e estruturantes dos alunos do ensino secundário, na disciplina de Matemática, utilizando para isso uma suite de jogos didáticos adaptados.

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SOBRE

Um projeto desenvolvido por alunos, para alunos.

about

Este projeto foi iniciado no ano letivo 2019-2020, com o intuito de desenvolver recursos atrativos que permitissem aos alunos do 10º ano, colmatar as lacunas em conhecimentos básicos da matemática. Assim, um grupo de alunos do curso de informática, juntou-se a um grupo de alunos que frequentava matemática e a um aluno do curso de artes. Liderados pelos respetivos professores, idealizaram, conceberam e implementaram o projeto.

 

No ano letivo 2019-2020 estiveram envolvidos os alunos: Pedro Catarino (inf); Roberto Nogueira (inf); Diogo Centeno (inf); Pedro Fernandes (inf); Eduardo Silva (inf); Tiago Rodrigues (inf); Marta Ribeiro (mat); João Bernardo Lima (mat); Beatriz Sampaio (mat); Gonçalo Loureiro (mat); Mafalda Azevedo (mat); Magda Ferreira (mat) e Nuno Brito (artes).

 

No ano letivo 2019-2020 estiveram envolvidos os professores: Miguel Ângelo; Fernanda Belém, Riu Tibério e Ana Gonçalves.

 

 

 

COMO FUNCIONA?

A melhor forma de aprender é a jogar!

 

O UNIVERSO REMAT

 

Neste univeros existem vários PLANETAS a função do jogador é conquista-los. Para isso terá que vencer, em cada planeta, um conjunto de desafios de forma a vencer o inimigo comum, conhecido como Dr.º DÚVIDA. Para isso terá de recorrer à arma mais eficaz conhecida como CONHECIMENTO

 

Descubra aqui os planetas deste universo:

 

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Estudo do domínio: POTÊNCIAS.

 

“Um Produto Especial”

Uma potência representa um produto em que todos os fatores são iguais.

A potenciação é uma notação simplificada de representar a multiplicação um número, que chamamos de base, repetidamente pelo valor de uma potência que nos determina quantas vezes devemos multiplicar este número.

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Estudo do domínio: ÂNGULOS.

 

“Dois lados que incluem tudo”

Região compreendida entre duas semirretas que têm um ponto em comum.

Chama-se ângulo a região entre duas semirretas que partem de uma mesma origem. Podemos dizer, ainda que um ângulo é a medida da abertura de duas semirretas que partem da mesma origem.

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Estudo do domínio: CASOS NOTÁVEIS.

 

“Multiplicações com certo destaque”

Algumas expressões podem ser representadas por produtos de expressões algébricas especiais.

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Estudo do domínio: FRAÇÕES.

 

“A parte dentro do Todo”

As frações representam parcelas de um valor inteiro que foi dividido em partes iguais.

Fração é a forma de dividir alguma coisa através da razão de dois números inteiros. Dessa forma, nada mais é do que uma divisão onde o dividendo é numerador e o divisor é o denominador.

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Estudo do domínio: PRIORIDADE DOS OPERADORES.

 

“(Primeiro eu!)”

Segue a sigla PEMDAS- parênteses, expoentes, multiplicação/divisão, adição/subtração.

A precedência dos operadores determina quais as operações que, numa expressão, serão executadas em primeiro lugar. A não observância das regras de precedência dos operadores aquando da construção de expressões, pode conduzir a resultados inesperados.

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Estudo do domínio: EQUAÇÕES DO 2º GRAU.

 

“Tão antigas como a própria Álgebra”

Para se resolverem, usa-se uma Fórmula que foi atribuída a Blaskara, matemático indiano que viveu no século XII.

Em matemática, uma equação quadrática ou equação do segundo grau é uma equação polinomial de grau dois.

CONTACTO

Queres Participar?

RUA DO MOEIRO, S/Nº. CARVALHOS . 4415-133 PEDROSO VNG. PORTUGAL

ma@cic.pt

geral@cic.pt

+351 22 786 09 20

+351 22 786 09 25